Neste sábado, o Fulham tem um grande desafio e jogará uma das decisões desta temporada. O SW6 London Derby tem muito mais do que apenas rivalidade em campo: o Fulham já vê sua situação se complicando, com a diferença para fora da zona do rebaixamento de quatro pontos. Já o Chelsea está muito vivo na busca pelo título, e chega na primeira colocação, um ponto à frente do Arsenal.

A rivalidade também tem crescido sim, e não só pelo fato dos clubes serem vizinhos. Se os títulos mostram o abismo entre as equipes, nos últimos anos os Cottagers têm, ao menos, dificultado a vida dos Blues: nas últimas sete partidas, o Chelsea venceu duas e houve outros cinco empates. 

Ainda que os Cottagers não tenham conseguidos três pontos numa partida, os torcedores de ambos os lados sabem que as partidas são cada vez mais disputadas. E no derby deste sábado não promete ser diferente.

FULHAM
Felix Magatn está há duas semanas como treinador do Fulham e, ao menos, o que é mostrado nas entrevistas, a coisa parece estar mudando. Ashkan Dejagah, esta semana, declarou que Magath "é o treinador certo para tirar o Fulham desta situação". O próprio técnico adversário, José Mourinho, acredita que Magath é um dos melhores técnicos da Premier League.



Apesar disso, Magath mostra que muito trabalho tem sido feito, e que percebe uma mudança no ambiente: "As sessões de treino me mostraram que os jogadores estão se tornando mais confiantes. Nós trabalhamos muito duro e trabalhamos muito bem, então estou convencido que nós podemos fazer um bom jogo sábado. A atmosfera é muito boa e nós estamos pensando a frente".

Logo em sua primeira partida, o manager fez mudanças, tirando Dan Burn, John Arne Riise e Willian Kvist da equipe titular, apostando em Fernando Amorebieta na lateral0esquerda e Kieran Richardson mais adiantado como um ponta. 

Além disso, os volantes voltaram a ser Steve Sidwell e Scott Parker, e Hugo Rodallega no "comando" do ataque. A ideia até deu certo, até Magath fechar o time e colocar todo mundo na defesa e sofrer o empate para West Bromwich.

Para o derby, o técnico cottager não contará com Amorebieta, com contusão muscular, e por isso Riise deve assumir a lateral0esquerda, mantendo Richardson mais adiantado no mesmo setor. Além disso, Rodallega deve dar lugar a Daren Bent, que ficou fora da última partida por problemas pessoais. 

Contudo, Bent tem mais chances de entrar em campo, por conta de Kostas Mitroglou, segundo Felix, ainda não ter condições de jogo ideais e ainda busca a melhor condição física. Damien Duff e Matthew Briggs, estão no departamento médico, e são desfalques certos.

CHELSEA
Já o Chelsea vem de um confronto difícil na Turquia, contra o Galatasaray pela UEFA Champions League, e começa a sentir a dificuldade de disputar, e estar na briga, em dois torneios importantes simultaneamente. 

Os jogadores começam a sentir fisicamente o desgaste. David Luiz, John Obi Mikel estão com dores na virilha e na panturrilha, respectivamente, além de Oscar e Fernando Torres. Eles serão avaliados antes do jogo para ver se estão aptos para a partida.

Nemanja Matic, um dos destaques do meio campo dos Blues, sentiu o desgaste da última partida e só terá sua presença confirmada poucos momentos antes do jogo, assim como Mohamed Salah. Desfalque certo mesmo é o meio-campista Marco van Ginkel, que recupera se de séria lesão no tornozelo.

RETROSPECTO

Obviamente, até pela diferença de investimentos e objetivos dos clubes, o Chelsea leva a melhor na história dos confrontos. E a diferença é muito maçante: a última vitória cottager foi há oito anos. Além disso, antes dessa vitória, o Fulham estava num jejum de 27 anos sem vencer. Ou seja, nós últimos 35 anos, o Fulham venceu apenas uma partida.

Até a temporada 1979/1980, os registros históricos mostram que os confrontos eram mais equilibrados, sem que houvesse tanto tempo de jejum, porém, a freguesia cottager já estava sendo feita.

Num total de 72 partidas, apenas SETE vitórias.
Relembre a ultima vitória cottager no SW6 London Derby.

Na última partida entre as equipes, o Chelsea levou a melhor com 2 a 0 em Stamford Bridge, no primeiro turno da Premier League. Relembre aqui

Porém, mais do que a história, o futuro das suas equipes estarão em jogo.
A partida, que será realizada em Craven Cottage, será ao meio dia deste sábado (1), com transmissão ao vivo na FOX Sports.