Riise (6) vê Salihi marcar o gol albanês |
Pelo grupo E, em Oslo, os albaneses conseguiram uma incrível vitória por 1 a 0, graças a um gol já no segundo tempo. Hangeland, capitão do time, e Riise viram seu país despencar para o quarto lugar da chave, que é liderada pela Suíça.
Os suíços voltaram do Chipre com um ponto graças ao empate em 0 a 0. Philippe Senderos entrou no segundo tempo. A equipe da terra do chocolate tem 11 pontos, dois a mais que os albaneses.
Quem também não saiu satisfeito com o seu resultado foi Giorgos Karagounis. O veterano meio-campo nada pode fazer para evitar a derrota da Grécia para a Bósnia, em Sarajevo, por fáceis 3 a 1. Com 13 pontos, os bósnios se isolaram na ponta da chave G, acima justamente dos gregos.
Mais decepção teve o jovem sueco Alex Kacaniklic, que atuou os 90 minutos do empate sem gols - e sem graça - contra a Irlanda, em Estocolmo. O time de amarelo aparece no segundo lugar do grupo C, com oito pontos (cinco atrás da Alemanha).
Finlândia obteve bom empate na casa da Espanha |
Outros dois cottagers não saíram do banco durante as vitórias de suas seleções: Mladen Petric e Stanislav Manolev. O croata viu seu time fazer 2 a 0 na Sérvia, no primeiro confronto entre ambos após a separação da Iugoslávia. Croatas e belgas lideram o grupo A, com 13 pontos. Já o búlgaro Manolev comemorou seis gols de seu país nos 6 a 0 contra Malta, que levaram a equipe à vice-liderança do grupo B.
Quem saiu do banco nos acréscimos foi Kerim Frei. O jovem winger entrou no minuto final da fácil vitória da Turquia, fora de casa, sobre Andorra: 2 a 0. Com seis pontos, os turcos estão num frustrante quarto lugar na chave D, já há nove pontos da líder Holanda.
Por sua vez, os norte-irlandeses Aaron Hughes e Chris Baird não puderam entrar em campo por outro motivo: a neve. As condições climáticas não favoreceram e o duelo com a Rússia, em Belfast, foi adiado. A Irlanda do Norte está praticamente apenas cumprindo tabela pelo grupo A.
Hodgson viu seu time golear sem dificuldade |
Nas eliminatórias das Américas Central e do Caribe, Bryan Ruiz não conseguiu evitar a derrota da Costa Rica nos Estados Unidos - 1 a 0, gol do ex-cottager Clint Dempsey. O início do time de Ruiz não é dos melhores: um ponto em dois jogos e lanterna do hexagonal final. Na terça, recebe a Jamaica.
O goleiro Neil Etheridge foi titular na fácil vitória das Filipinas contra Brunei (3 a 0), pelas eliminatórias da AFC Challenge Cup, um torneio voltado para seleções emergentes do futebol asiático. Na próxima semana, Etheridge volta a campo contra Camboja e Turcomenistão.
No domingo, um cottager em campo na África. Emmanuel Frimpong entrou no segundo tempo na goleada de Gana sobre o Sudão: 4 a 0, pela terceira rodada do grupo D. Faltnado três jogos, o time ganês aparece em segundo, atrás da Zâmbia.
Outros dois cottagers entram em campo apenas na terça-feira. O veterano Mark Schwarzer será o camisa 1 da Austrália contra Omã, nas eliminatórias para o Mundial. Já nas eliminatórias para a Copa da Ásia de 2015, Ashkan Dejagah foi convocado pelo Irã para a visita ao Kuwait.