Bryan Ruiz liderou a seleção costarriquenha a conquistar a classificação para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Hora de conferirmos os nossos internacionais cottagers do meio da semana.

A Costa Rica saiu na frente com gol de Brenes, porém levou o empate nos acréscimos da segunda estapa, em jogo realizado em terras jamaicanas. Mesmo com o empate, a equipe de Bryan Ruiz foi beneficiada com empate entre Honduras e Panamá por 2 a 2, resultado que impossibilitou os costarriquenhos de ficarem abaixo da quarta posição no hexagonal final, conseguindo então a vaga direta para o Brasil.

Ainda na América, porém no Sul, outro cottager esteve em campo: Fernando Amorebieta. O zagueiro se recuperou de lesão ,e assim como Ruiz pela Costa Rica, esteve em campo durante a partida toda. E assim, Amorebieta ajudou a Venezuela a vencer o Peru por 3 a 2, e manter vivas as esperanças de estar no Brasil em 2014. Os venezuelanos estão na sexta posição com três pontos de distância de Equador e Uruguai, quarto e quinto colocados respectivamente, e que estão com 22 pontos. Lembrando que o quarto lugar garante vaga direta e o quinto colocado disputa uma repescagem com a Jordânia, classificada pelas eliminatórias asiáticas. Ainda faltam duas rodadas para o fim da etpaa sul-americana.

Já pelas eliminatórias europeias, o cottager grego Giorgos Karagounis entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo e ajudou sua seleção a garantir a vitória pela contagem mínima contra a Letônia dentro de casa. Com a vitória, a seleção da Grécia igualou o número de pontos da então líder isolada Bósnia, com 18 pontos, e tem reais chances de terminar na primeira colocação do grupo G.

Ainda na Europa, o confronto entre Noruega e Suíça marcou o embate entre dois companheiros de zaga do Fulham, Brede Hangeland e Philippe Senderos. E quem se deu melhor foi a equipe de Senderos, conseguindo uma importante vitória por 2 a 0 e praticamente garantindo vaga direta no próximo torneio internacional. Os suíços têm seis pontos de diferença para o segundo colocado do grupo, restando duas rodadas. Já a Noruega fica em situação complicada. Porém, ainda com chances: os noruegueses estão na quarta colocação com um ponto de diferença para a Eslovênia e dois para Islândia, que justamente são seus dois próximos adversários. Para sonhar com uma vaga na repescagem (conseguir a segunda colocação no grupo), a equipe de Brede Hangeland precisa vencer ambos os confrontos.


Pelo grupo C, Alex Kacaniklic representou o Fulham e participou dos 90 minutos da partida de sua seleção, a Suécia, contra o Cazaquistão, fora de casa. O time sueco conseguiu uma importante vitória rumo à repescagem. O resultado de 1 a 0 deixou a equipe de Zlatan Ibrahimovic na segunda posição com três pontos à frente da Áustria, principal concorrente para vaga na repescagem. E na próxima rodada, as duas seleções se enfrentam, e caso a Suécia vença, terá a segunda colocação garantida.

Restam apenas duas rodadas para o fim das eliminatórias europeias, e o primeiro colocado de cada grupo garante vaga direta. Os oito (dos nove) melhores segundo colocados disputam uma repescagem com confronto direto, que dará mais quatro vagas.