Nas próximas duas semanas, o Fulham tem como adversário na terceira fase preliminar da Liga Europa um time croata da cidade de Split. Você que acompanha o futebol europeu mais a fundo poderia pensar automaticamente na equipe do Hajduk Split. Contudo, o rival cottager é na verdade o "primo pobre" desta cidade croata: o RNK. As partidas acontecem no dia 28 de julho (em Split) e 4 de agosto (em Londres).


O RNK não é nenhum clube novo: foi fundado em 1912 por trabalhadores locais. Tanto que RNK nada mais é do que uma sigla para Radnicki Nogometni Klub, ou simplesmente "Trabalhadores Futebol Clube". Apesar de antigo, o clube nunca figurou entre os principais de seu país. Tanto que, historicamente, o Hajduk não vê no RNK seu maior rival, apesar de dividirem a preferência em Split - o Hajduk faz contra o Dínamo Zagreb o maior clássico croata, envolvendo os dois maiores campeões nacionais.
Estádio Park Mladezi, do RNK: capacidade para 4 mil espectadores
Nos últimos anos, a ascensão dos Radnicki é notória. São três acessos consecutivos conquistando as taças da quarta, terceira e segunda divisões croatas. Em 2010/11, apenas a segunda vez em que o clube disputou a elite, alcançou um histórico terceiro posto na tabela de classificação, atrás apenas de Hajduk (vice) e Dínamo (campeão).
Títulos em sequência nas ligas inferiores da Croácia
O terceiro lugar garantiu passagem para o primeiro torneio continental da história do clube. Sem precisar jogar a primeira eliminatória da Liga Europa, os croatas estrearam contra o Domzale, da Eslovênia. Com vitórias por 2 a 1 (fora) e 3 a 1 (casa), os Radnicki avançaram sem problemas.

Os destaques da equipe comandada por Ivan Katalinic - ex-goleiro do Hajduk e da seleção da Iugoslávia na década de 70 - ficam no ataque. O camisa 10 é o experiente Ante Zozul, de 32 anos, e artilheiro da equipe nas campanhas vitoriosas na segunda e terceira divisões.
Čop: centroavante é esperança de gols
No comando do ataque fica o centroavante Duje Čop, de apenas 21 anos, contratado junto ao Hajduk Split para esta temporada. Ele foi autor de dois gols nos jogos contra o Domzale e vem chamando atenção por sua força física e capacidade na bola aérea. Jovem e forte. Retrato de um clube em evidência no futebol croata e que busca continuar sua ascensão contra o Fulham. Esperamos que a aventura acabe aí.

Confira os gols de RNK 3-1 Domzale:

Nenhum comentário:

Postar um comentário