Foto: Daniel Leite / iG

Senhoras e Senhores é com muito orgulho que estamos aqui nesta quarta-feira de cinzas para apresentar o primeiro entrevistado do Fulham FC Brasil.
.
O nosso primeiro entrevistado é o jovem Daniel Leite, paulista de 21 anos, que reside em Minas Gerais há nove temporadas, é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa e há pouco tempo assumiu a coluna de futebol inglês do portal iG, agora conhecida pelo nome de God Save The Ball.


Em um bate-papo agradável com a nossa equipe, Daniel revela acompanhar o futebol inglês desde os tempos em que Shearer, Owen e Hasselbaink eram os principais artilheiros da Premier League. O jovem jornalista é torcedor do Liverpool e tem como seus principais ídolos Steven Gerrard, Kenny Dalglish e Ryan Giggs.
.
Antes de assumir a coluna de futebol inglês do iG, nosso entrevistado teve a experiência de coordenar durante seu período acadêmico, um belo blog sobre futebol inglês chamado Ortodoxo e Moderno, além de trabalhar como repórter e comentarista na rádio da UFV.
.
FFC Brasil: Dada a campanha na Liga Europa da temporada passada, você considera a temporada atual do Fulham abaixo do esperado?
Daniel Leite:
Não chega a ser abaixo do esperado, porque parecia claro que a saída de Roy Hodgson teria algum impacto negativo no time. O início do trabalho do técnico Mark Hughes foi decepcionante, mas após os últimos resultados, não dá para estender essa avaliação à temporada inteira. O time já tinha problemas em jogos fora de casa há algum tempo, e a atual posição, mesmo sem um calendário tão apertado como em 2009-10, é compatível com o elenco. O importante, agora, é manter-se fora da zona de rebaixamento com algum conforto.
.
FFC Brasil: Na sua opinião, você acha que falta investimento do proprietário do clube, Mohammed Al Fayed, para fazer do Fulham um clube de maior porte?
Daniel Leite: Falta investimento por parte do Al-Fayed. Mas vendo por outro lado, o Fulham evoluiu muito sob a administração dele e a década completa na Premier League é um passo importante.
.
FFC Brasil:
Para você, o vice-campeonato na Liga Europa ajudou o Fulham a subir no escalão inglês ou o clube ainda está longe dos times que batem de frente com o chamado “Big Four”?
Daniel Leite:
O clube ainda precisa capitalizar esse vice-campeonato da Europa League. Temos o exemplo do Middlesbrough (vice-campeão da antiga Copa UEFA em 2006), que hoje está mal na segunda divisão. O futebol inglês mudou e eu diria que a noção de “Big Four” caiu com o crescimento de Manchester City e Tottenham. Na temporada passada, havia sete clubes claramente mais fortes que todos os outros, ainda que o Everton tenha se aproximado no fim. Se não investir mais, o Fulham precisará conservar a base e realizar alguns ajustes para tentar de novo a sétima colocação, aproveitando outro ano ruim para o Aston Villa. Isso tudo, é claro, enquanto não houver grandes mudanças dentro do clube e do futebol inglês.
.
FFC Brasil:
De uma forma geral, como você vê o Fulham atualmente?
Daniel Leite: Vejo como um time consolidado na elite, que, se bem trabalhado, vai passar longe da zona de rebaixamento nos próximos anos.
.
FFC Brasil: O Fulham usa a mesma espinha dorsal há pelo menos três anos. É um ponto importante ou você não considera isso algo ideal para um time de futebol?
Daniel Leite:
Considero a postura correta, uma vez que não há investimento pesado. Aliás, é elogiável que o clube tenha segurado figuras como Schwarzer, Hangeland e Dempsey. É uma pena que não puderam manter o zagueiro Chris Smalling, que vem ganhando espaço no Manchester United e vai ser excelente em dois ou três anos.
.
FFC Brasil: Do atual time cottager, quais jogadores você destacaria e diria que teriam condições de jogar em um clube de maior visibilidade?
Daniel Leite:
Brede Hangeland é ótimo apesar dos 29 anos e ainda pode atrair o interesse de clubes mais poderosos. Stockdale parece ser goleiro para uma década, e até por isso o Fulham tem de tentar mantê-lo para cobrir a iminente aposentadoria de Mark Schwarzer. Dembélé ainda pode evoluir bastante. E tem o Dempsey, que é um jogador versátil e muito eficiente.
.
FFC Brasil: De que forma você avalia o trabalho do técnico Mark Hughes no comando do Fulham?
Daniel Leite:
Razoável, Mark Hughes começou muito mal a temporada, mas avançou nos últimos meses. Embora siga com uma incrível tendência a empates, que parece a mesma sina do trabalho no Manchester City, ele acertou o time a partir da defesa. A eliminação na FA Cup em casa foi um baque, mas Hughes merece algum crédito e, se mantiver o ritmo, deve ganhar mais temporadas para ajudar o Fulham a crescer.
.
FFC Brasil:
O Fulham costuma apostar em jogadores experientes e com bastante rodagem (a média de idade do time que empatou com o Chelsea é de 29,7 anos). Você concorda com esse modelo de gestão ou acha que o clube deveria priorizar mais as categorias de base?
Daniel Leite:
Acho válido, mas é preciso acrescentar alguns jovens ao elenco nos próximos anos. Caso contrário, a necessidade de renovação se arrasta e vai ficando gradativamente mais complicada.
.
FFC Brasil: Uma das grandes questões é a rivalidade entre Fulham e Chelsea, você concorda com isso ou acha que os blues estão em outro patamar?
Daniel Leite: Na Inglaterra, ainda mais em Londres, vejo os clubes muito vinculados a seus bairros. Não acho que a disparidade de poder financeiro entre os times tenha diminuído a rivalidade, apenas o teor dela mudou um pouco. Se o Fulham vence o Chelsea, a celebração certamente seria maior que em outros tempos. Afinal de contas, qual cottager não lamentou demais a perda do pênalti pelo Dempsey?
.
FFC Brasil: A final da UEFA Women's Champions League 2011 será em Craven Cottage. Você vê isso como uma conquista para o clube ou apenas como um prêmio de consolação pelo vice-campeonato da Europa League?
Daniel Leite:
Eu interpreto como um expresso reconhecimento de que o Fulham e, portanto, seu estádio são relevantes em nível continental. O fato de a final masculina ser na mesma cidade também chama a atenção.
.
FFC Brasil: Deixe um recado para os fãs cottagers e a todos os nossos leitores.
Daniel Leite:
Agradeço o bate-papo, parabenizo vocês pelo espaço e desejo que o Fulham siga crescendo, inclusive para captar mais torcedores aqui no Brasil. Aproveito também para convidá-los a acessar a coluna no iG e participarem da maneira que preferirem. Grande abraço a todos!
.
COME ON YOU WHITES!

7 comentários:

  1. Muito legal espero que depois dessa venha muitas outras...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela entrevista e pelo blog!!!
    Come on you whites!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela Entrevista!
    Sempre acompanhei o blog Ortodoxo e Moderno, que inclusive era parceiro do Chelsea News Brasil.

    ResponderExcluir
  4. O Daniel tem opinião sempre presente nas discussões de comunidade sobre futebol inglês, foi um entrevistado muito bom com muito a dizer. Parabéns à equipe Cottager!!! Que venham as próximas. COYW

    ResponderExcluir
  5. Parabens a toda equipe do blog pela excelente entrevista...
    Sobre o crescimento do Fulham, esses dias atras no meu trabalho numa conversa sobre futebol ingles eu disse que era torcedor do Fulham e todo mundo falou: tanto time grande la e vc torce pro Fulham?? Ai eu falei que o time ta crescendo e tendo cada vez mais fãs por todo mundo pelo recem vice campeonato da europa league.
    Eles concordaram comigo e disseram que foi uma grata surpresa. ninguem esperava.

    Parabens pelo Blog equipe Cottager!!!
    Aguardamos novas entrevistas!!

    ResponderExcluir