Noruega, de Hangeland (C), empatou no final
Mais uma rodada internacional foi fechada neste fim de semana e, claro, muitos cottagers entraram em campo. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, destaque para a Noruega, de Brede Hangeland, que buscou um empate nos minutos finais e manteve vivo o sonho de vir ao Brasil. Na CONCACAF, a Costa Rica, de Bryan Ruiz, venceu e chegou à liderança do hexagonal final.

Começamos pela Europa. Em Tirana, os noruegueses saíram perdendo para a Albânia e obtiveram a igualdade somente aos 42 minutos da etapa final, com um gol de Hogli. Com isso, o time de Hangeland - que foi, mais uma vez, capitão - ficou no quarto lugar da chave E. No sábado, a Suíça, de Philippe Senderos, ficou bem perto de garantir, no mínimo, a vaga na repescagem. O time sofreu, mas bateu o Chipre por 1 a 0 e chegou aos 14 pontos. Logo atrás, está tudo embolado. Confira: Albânia 10, Islândia 9, Noruega 8, Eslovênia 6 e Chipre 4.
Gol suíço contra o Chipre veio aos 45 da etapa final
Pelo grupo C, Kacaniklic não conseguiu impedir a derrota sueca frente à Áustria, em Viena: 2 a 1. A Alemanha, com 16 pontos, pode se considerar praticamente garantida no Mundial. A briga será mesmo pela vaga na repescagem, com Áustria e Irlanda (11) e suecos (8) em condições. A seleção amarela deve se juntar a austríacos e irlandeses na terça - para isso, basta ganhar da lanterna Ilhas Faroe em jogo atrasado.

No grupo G, a Grécia fez sua parte ao vencer a Lituânia, em Vilnius, por 1 a 0. Giorgos Karagounis, que não vai permanecer para a próxima temporada nos Whites, foi o capitão e camisa dez dos helênicos. Quem lidera a chave é a Bósnia, com 16 pontos, três a mais que os gregos.

Nas eliminatórias das Américas do Norte, Central e Caribe, a Costa Rica fez valer o mando de campo e ganhou de Honduras por 1 a 0. Bryan Ruiz foi titular e atuou até a metade do segundo tempo. Ele estava em campo quando Roy Miller pegou o rebote do goleiro Valladares e anotou o gol da partida. Os costarriquenhos têm sete pontos, mesmo número de México e Estados Unidos, mas estão na frente graças ao saldo de gols.

Costa Rica, com gol de Miller, bateu Honduras
Neste domingo, o camaronês Eyong Enoh não conseguiu impedir a derrota de seu time para Togo (2 a 0), resultado que embolou o grupo I faltando duas rodadas. A Líbia assumiu a liderança com seis pontos, mesmo número que os camaroneses. A seguir vêm Congo (cinco) e Togo (quatro). Na África, apenas o líder da chave se classifica para o mata-mata decisivo.

Nas seleções de base, o israelense Omri Altman viu do banco sua seleção, sede do torneio, praticamente cair fora da disputa após dois jogos. Na estreia, empate contra a Noruega em 2 a 2. Depois, derrota acachapante para a Itália (4 a 0).

Por fim, nas eliminatórias da Euro sub-19, o atacante Muamer Tankovic, de 18 anos, viu sua Suécia apanhar da Áustria: 3 a 0.