Fulham vs. Chelsea, em Craven Cottage
Nesta quarta feira, Fulham e Chelsea protagonizam o SW6 Derby, em jogo adiado da 29ยช rodada - em virtude do jogo entre Chelsea e Manchester United pelas quartas de final da FA Cup. Alรฉm da grande rivalidade entre as duas equipes, o jogo รฉ de muita importรขncia para as duas equipes em relaรงรฃo a tabela de classificaรงรฃo. A partida serรก realizada em Craven Cottage, ร s 16h (Horรกrio de Brasรญlia).


HISTร“RIA



Fulham e Chelsea fazem o derby cercado de muita rivalidade, pois alรฉm de serem da mesma cidade, fazem parte do mesmo bairro, tendo seus estรกdios a uma distรขncia de cerca de 2,5km. Nรฃo bastasse isso, a histรณria da fundaรงรฃo de nossos rivais tem grande participaรงรฃo do Fulham. 

Os irmรฃos Henry Augusto e Joseph Mears adquiriram o estรกdio Stamford Bridge com intuito de receber grandes eventos esportivos, e com essa finalidade tentaram convencer o entรฃo presidente do Fulham, Henry Norris, a adotar o estรกdio como sua casa. Porรฉm, o acordo nรฃo foi selado e os irmรฃos Mears decidiram fundar seu prรณprio time: o Chelsea FC.



Luis Boa Morte quebra o jejum de 27 anos sem vitรณria no derby
Contudo, a rivalidade entre Fulham e Chelsea รฉ sustentada principalmente por conta da proximidade e pela histรณria, pois os confrontos mostram uma enorme desigualdade. Isso devido ao fato dos times nรฃo terem participado da mesma divisรฃo por muito tempo, principalmente entre as dรฉcadas de 70 a 90. ร‰poca em que os times estiveram na mesma divisรฃo apenas cinco vezes.



Alรฉm disso, o forte poderio financeiro do Chelsea fez com que estes tivessem soberania nos confrontos entre as duas equipes: desde 1910 (ano do primeiro confronto entre as duas equipes, que terminou em 1 a 0 para o Fulham, em Craven Cottage) foram 70 partidas, tendo os Blues vencido 40 e os Whites apenas sete, com 23 empates. Destes 23 empates, cinco deles aconteceram nas รบltimas partidas entre as duas equipes, nรฃo tendo um vencedor desde novembro de 2010.

 
รšltimo confronto entre as duas equipes terminou em 0 a 0

A รบltima vitรณria do Fulham sobre o Chelsea foi exatamente em Craven Cottage. Com gol de Luis Boa Morte, os cottager venceram por 1 a 0 em 2006, quebrando um tabu de 27 anos sem vitรณria. Esta vitรณria, aliรกs, รฉ รบnica do Fulham em 23 derbys contra o Chelsea pela Premier League.



No รบltimo confronto, em Stamford Bridge, as equipes fizeram um jogo muito truncado e nรฃo saรญram do zero a zero.




EQUIPES



The Programme do derby

O Fulham vem de um empate fora de casa contra o Aston Villa. Empate que foi comemorado por Martin Jol e seus comandados, pois fez com que a equipe alcanรงasse os 40 pontos e deixasse remotas as possibilidades de a equipe ser rebaixada. O desafio agora รฉ buscar a melhor colocaรงรฃo possรญvel e tentar superar o sรฉtimo posto de 2009, atรฉ agora a melhor posiรงรฃo da equipe na Premier League.



O retrospecto nos clรกssicos londrinos, neste segundo turno do campeonato inglรชs, รฉ animador: vitรณrias diante de West Ham, Tottenham e QPR.



E, para o desafio desta quarta, Martin Jol nรฃo poderรก contar com dois ex-jogadores do Chelsea: Sidwell cumpre o terceiro jogo de suspensรฃo causada pela expulsรฃo diante do QPR e Duff, que com dores na coxa saiu no fim do jogo contra o Aston Villa. Alรฉm deles, Mahamadou Diarra e Ashkan Dejagah estรฃo fora do restante da temporada por contusรฃo.



Jรก o Chelsea encara esta partida como um jogo vital para suas pretensรตes de disputar ร  prรณxima UCL. Os Blues disputam ponto a ponto com Arsenal e Tottenham quem serรฃo os dois que ficarรฃo no terceiro e quarto lugar, e assim estar no torneio continental na prรณxima temporada. 

O Chelsea estรก na quarta posiรงรฃo com 58 pontos, mesma pontuaรงรฃo dos Spurs e dois pontos abaixo dos Gunners. Porรฉm, estรฃo com um jogo a menos em relaรงรฃo ao Tottenham e dois em relaรงรฃo ao Arsenal. E uma destas partidas atrasadas รฉ justamente contra o Fulham, por isso a importรขncia deste jogo รฉ enorme.


E, para tentar a vitรณria, o tรฉcnico Rafa Benitez terรก a volta dos importantes jogadores John Terry e Frank Lampard, que nรฃo estiveram na derrota que eliminou os Blues da FA Cup diante do Manchester City, no รบltimo domingo. Porรฉm, Benitez nรฃo poderรก contar com o lateral Ashley Cole e o zagueiro Gary Cahill, com contusรตes no tendรฃo e joelho, respectivamente.  Romeu, com contusรฃo no joelho, tambรฉm fica fora do jogo por lesรฃo no joelho.

Abramovich (E e Al Fayed (D) assistiram juntos o derby em Craven Cottage


FIQUE DE OLHO



Juan Mata: o jogador tem sido um dos principais jogadores do Chelsea nesta temporada. Tem se destacado por ter boas atuaรงรตes tanto como meia pela esquerda, direita ou central. Alรฉm disso, tem feito muitos gols (foram 18 nesta temporada).



Frank Lampard: o meio-campista รฉ um dos principais jogadores dos blues hรก alguns anos. Recentemente, marcou seu gol de nรบmero 200 com a camisa azul e estรก a dois de atingir a marca de Bobby Tambling, e se tornar o maior artilheiro da histรณria do clube. O meia jรก marcou seis gols em Craven Cottage.



Ramirez: o brasileiro รฉ tido como um dos jogadores mais importantes da equipe por sua regularidade e capacidade de atacar e defender com extrema eficiรชncia.

PROVAEIS ESCALAร‡ร•ES

Fulham: Schwarzer; Reither, Hangeland, Senderos, Richardson; Manolev, Enoh; Karagounis, Emanuelson; Ruiz e Berbatov.

Chelsea: Cech; Azpilicueta, Ivanovic, Terry, Bertrand; Luiz, Lampard; Hazard, Mata, Oscar; Ba. 

GALINHAS

E as galinhas tem sua previsรฃo do jogo. Confira aqui o que previu "Mark Sqwarkzer".