Ruiz (10) teve boa atuação em vitória da Costa Rica
Os jogadores do Fulham estiveram em campo pelas suas seleções nacionais em amistosos e pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 que vão chegando a suas fases finais. Na última terça, a data FIFA reservou bons e maus momentos para os atletas cottagers. Vamos dar uma passada geral por tudo.

Começamos com a seleção do atacante Bryan Ruiz. A Costa Rica conseguiu uma boa vitória diante da Jamaica por 2 a 0 em San José. Com o resultado, os costarriquenhos estão na segunda colocação no hexagonal final das eliminatórias. Os três melhores colocados se classificam para a Copa, enquanto o quarto colocado disputa a repescagem contra o vencedor das eliminatórias da Oceania.

E por falar em Oceania, vamos à Austrália - que, mesmo pertencendo a esse continente, participa das eliminatórias asiáticas pois, segundos seus dirigentes, o futebol australiano não se desenvolveria jogando as eliminatórias da Oceania contra seleções semi-profissionais e fazendo apenas um jogo de dificuldade considerável (o jogo da repescagem com o quinto colocado das eliminatórias da América do Sul, até então).

A seleção do goleiro Mark Schwarzer jogou contra Omã, em Sidney, e passou dificuldades para empatar o jogo após sair estar perdendo por 2 a 0. A igualdade veio aos 40 minutos do segundo tempo. Esse resultado deixou a seleção australiana em terceiro colocado no seu grupo. Lembrando que as duas melhores equipes dos dois grupos se classificam direto para a Copa, enquanto os dois terceiros colocados se enfrentam para saber quem enfrentará o quinto colocado da América do Sul na repescagem.

Falando geograficamente da Ásia, o goleiro reserva do Fulham, Neil Etheridge, foi titular das Filipinas em duas vitórias da seleção nas eliminatórias da AFC Challenge Cup. E Etheridge não levou gol: 3 a 0 sobre Brunei e 1 a 0 no Turcomenistão.

O Irã, de Ashkan Dejagah, participou das eliminatórias, mas para a Copa da Ásia, que será disputada em 2015. O jogo foi contra o Kuwait e teve boa participação do jogador cottager, que construiu a jogada para o gol iraniano. Porém, isso não foi suficiente para dar a vitória ao time e o jogo acabou empatado em 1 a 1. Mesmo com o empate, os iranianos estão na primeira colocação do grupo B das eliminatórias.

Manolev (C) abriu o placar para os búlgaros
  Já pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014, a boa surpresa foi o gol do recém-contratado Stanislav Monolev para a Bulgária, diante da Dinamarca em Copenhagen, em jogo do grupo B. O gol, porém, não foi suficiente para dar a vitória aos búlgaros, pois os mandantes conseguiram o empate. Ainda assim, a Bulgária está em boa situação: segundo lugar.

Mas a situação não está tão boa assim para a Irlanda do Norte, de Aaron Hughes. O zagueiro participou do jogo todo e não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0, em Belfast, para Israel. O resultado praticamente tirou as chances dos norte-irlandeses de se classificar para a Copa do Mundo, já que a diferença para Israel e Portugal (segundo e terceiro colocados, respectivamente) é de oito pontos.
Israel acabou com as chances da Irlanda do Norte
O turco Kerim Frei entrou apenas aos 42 minutos do segundo tempo no empate entre sua seleção e a Hungria por 1 a 1. O empate não foi muito bom para a Turquia, uma vez que ficaram a quatro pontos dos próprios húngaros, que estão na segunda colocação do grupo.

Em amistoso, a seleção sueca contou com a atuação de Alex Kacaniclic por pouco mais de 60 minutos. O jogo contra a Eslováquia terminou em um empate de 0 a 0.

A próxima data FIFA acontece em junho. Os internacionais cottagers estarão em campo e nós acompanharemos. COME ON YOU WHITES!