Sheffield Wednesday 1-2 Fulham  - FA Cup
"09/01/2009" 
Nesta terça-feira, o desafio do Fulham é contra o Sheffield Wednesday, às 15h45min (de Brasília), no Hillsborough Stadium, em jogo válido pela Capital One Cup - a Copa da Liga Inglesa.

Depois da derrota digna em Manchester, o Fulham agora tentará a sorte na modesta Copa da Liga Inglesa, onde viaja até South Yorkshire para enfrentar o tradicional time azul de Sheffield no belo e renovado Hillsborough Stadium, que, como veremos mais adiante, ainda é lembrado por uma grande tragédia ocorrida nos anos 80.




Você que acompanha futebol inglês deve estar se perguntando algo do tipo: "Como assim Capital One Cup, não era Carling Cup o nome?" A resposta para ísso é um simples fim de contrato, o qual não foi renovado com a marca de cervejas que deu nome à Copa da Liga por muitas temporadas.

A Football League, por alguma razão, resolveu "trocar" o patrocinador da terceira competição mais importante do futebol inglês. O novo patrocinador é a Capital One, instituição financeira norte-americana, que deve ter pago um bom valor à Football League para exibir sua marca na Copa da Liga Inglesa.
Sheffield Wednesday
"O lado azul de Sheffield"
O Sheffield Wednesday Football Club é, provavelmente, um dos clubes mais antigos e tradicionais do futebol inglês. Foi fundado em 1867, com o nome de "The Wednesday F.C".

O clube que hoje conhecemos como Sheffield Wednesday teve suas origens no "The Wednesday Cricket Club", um time de críquete da cidade de sheffield, do qual herdou a tradicional camisa listrada nas cores azul e branco.


The Owls (As Corujas), como são conhecidos na inglaterra, possuem quatro títulos do campeonato inglês nos remotos tempos da First Division, sendo o ultimo deles na temporada 1929/30. Além disso, o time azul de Sheffield possui três títulos da FA Cup, um título da Copa da Liga (1990/91) e um do Community Shield.


Hillsborough Stadium, a casa do Sheffield Wednesday
Os Owls mandam seus jogos no Hillsborough Stadium, sempre lembrado pelo incidente no jogo entre Liverpool e Nottigham Forest pela semi-final da FA Cup em 1989, que ficou conhecido como "A Tragédia de Hillsborough" ou "O Desastre de Hillsborough".

Mas enganam-se aqueles que pensam que o Hillborough Stadium é lembrado apenas por este episódio lamentável, o que de uma forma um tanto "dura" acabou forçando o futebol inglês às mudanças que vemos hoje e consideramos como exemplo.

A tradicional casa do Sheffield Wednesday recebeu jogos da Copa do Mundo de 1966, 27 semi-finais de FA Cup e, já remodelado após a tragédia de 1989, onde 96 torcedores do Liverpool morreram após um desabamento na arquibacada sul do estádio, também sediou jogos da Euro 96.


O maior rival do Sheffield Wednesday é, obviamente, o Sheffield United, com quem faz o disputadíssimo "The Steel City Derby".


Apenas uma simples camisa do Sheffield Wednesday?
"camisa autografada pela banda Arctic Monkeys"
Se o Fulham conta com alguns torcedores famosos, no lado azul de Sheffield as coisas não poderiam ser diferentes.

Os quatro integrantes da banda Arctic Monkeys, surgida nos subúrbios da cidade de Sheffield, fazem questão de declarar publicamente que são torcedores dos Owls.


Além da banda, o ex-atleta e hoje político Sebastian Coe, presidente do comitê organizador dos jogos olímpicos de Londres, também já se declarou torcedor do Sheffield Wednesday.

Voltando ao lado cottager, em razão do desgaste da partida contra o Man Utd no ultimo sábado, acreditamos que Martin Jol irá escalar um time cheio de reservas e cheio de jovens. 

Fulham e Sheffield Wednesday já se enfrentaram 65 vezes na história do futebol inglês, onde houve 24 vitórias cottagers, 27 dos owls e 14 empates.


*Um grande abraço ao nosso leitor Bruno Nascimento, que é torcedor cottager e um fervoroso fã da banda Arctic Monkeys.

COME ON YOU WHITES!

Um comentário: