Mahammadou Diarra: malinês com boa passagem pela França
Neste sábado, o Fulham viaja até a França para mais um amistoso de pré-temporada, visando a estreia na Premier League. O desafio desta vez é contra o OGC Nice, às 14h (Horário de Brasília) no Stade Municipal du Rey.


Sem nenhum francês no elenco atual, o Fulham contará com a experiência do meio-campo defensivo Mahammadou Diarra. Aos 31 anos, o novo titular do meia cottager e capitão da seleção de Mali teve duas passagens distintas pelo futebol francês.

Na primeira delas, no Olympique Lyonnais (Lyon), entre 2002 e 2006, Diarra fez parte do elenco em quatro dos sete títulos consecutivos do time na Ligue 1. Neste período, o jogador fez uma histórica dupla de volantes com Michael Essien (hoje no Chelsea) e também com o brasileiro Juninho Pernambucano.

Após altos e baixos no Real Madrid, em 2011 Diarra se transferiu novamente para o futebol francês, para o dasafio de tentar trazer o Monaco de volta à elite do futebol francês.

Após um primeiro turno irregular na Ligue 2, com o clube do principado, o malinês chegou ao Fulham no início de 2012 para suprir as eventuais ausências de Etuhu, Murphy e Sidwell, que sofreram com muitas lesões na última temporada.



Embora Diarra conheça bem o futebol francês, ele não é único cottager na história a ter experiência no país do próximo amistoso. Uma curiosidade do jogo é que um notável jogador francês passou por Craven Cottage e logo depois, atuou pelo Nice. 


Djetou : entre Fulham e Nice
Estamos falando do ex-meio-campo Martin Djetou, que atuou pelo Fulham entre 2002 e 2004, vindo por empréstimo do Parma-ITA e logo após deixar os Whites, em 2005, teve discreta passagem pelo clube francês.

Em entrevista ao site oficial do Fulham, Djetou falou sobre o adversário do Fulham no amistoso deste sábado:

"Para ser honesto, eu realmente acho que eles farão um bom jogo de uma forma semelhante ao futebol Inglês, e o que eu quero dizer com isso é que seus jogadores têm muita vontade. Eles não têm o maior dos elencos, mas o que eles têm são vários jogadores que dão tudo de si para a equipe.

Eu posso vê-lo sendo um jogo bastante físico, com bastante ritmo e compromisso de ambas as equipes. Este será um bom teste para o Fulham, e sabendo que o treinador do Nice é Claude Puel, do meu tempo no AS Monaco, ele vai obter o melhor de seus jogadores. Ele é um vencedor e que reflete isto em suas equipes", encerrou.



O Fulham já foi um grande importador da França, afinal de contas, qual cottager não lembra dos gols de Louis Saha, das jogadas de Steed Malbranque e do lendário técnico Jean Tigana?
OGC Nice, um dos clubes mais antigos da França
Apesar da campanha modesta campanha na temporada 2011/2012 da Ligue 1, o clube da Cote d'Azur não deve ser subestimado pelos cottagers.

Olympique Gymnaste Club Nice Côte d'Azur, fundado em 1904, é dos clubes mais antigos do futebol francês e um dos fundadores da Liga nacional. O clube teve sua época de ouro nos anos 50, onde ganhou seus quatro títulos da Ligue 1 (1951,1952, 1956 e 1959).


Além desses títulos, o Nice também possui três taças da Copa da França, conquistadas em 1952, 1954 e 1997. Atualmente, o Nice é um clube de médio porte em uma crescente Ligue 1 e com condições de, no máximo, brigar por uma vaga na Liga Europa.
Kafoumba Coulibaly
O destaque invidual do Nice fica por conta do defensor marfinense Kafoumba Coulibaly, que chegou a ser especulado no Fulham há algumas temporadas.


O Nice não conta com nenhum brasileiro em seu elenco atual, mas recentemente, o brasuca Ederson (ex-Internacional e Juventude, hoje na Lazio) brilhou com a camisa dos "Les Aiglons" e chamou atenção do poderoso Olympique Lyonnais em 2008.


John Arne Riise e o passeio ciclístico
Conforme informamos em nosso twitter, o Fulham vem de um tour pela Suíça, onde os comandados de Martin Jol fizeram um bom período de treinamentos e aproveitaram alguns momentos de descontração, tais como o passeio ciclístico (foto). 

Desta vez não houve corrida, mas conforme conforme mostra a imagem acima, o lateral norueguês John Arne Riise foi o destaque do passeio, dando um show de descontração.



O Fulham agora segue para seu último amistoso contra times estrangeiros, o antepenúltimo antes da estréia na Premier League, contra o Norwich, no dia 26 de agosto, em Craven Cottage.


Falando em futebol francês, gostaria de mandar um abraço ao nosso amigo Filipe Papini, fervoroso torcedor do Lyon e dono do blog Brasil Lyonnais.


COME ON YOU WHITES!

Um comentário: