Leipzig foi o primeiro campeão alemão, em 1903
Um clube que possui uma das mais ricas histórias do passado futebolístico alemão. Este é o Lokomotive Leipzig, segundo adversário do Fulham na série de amistosos em território alemão. A partida ocorre nesta quarta, no estádio Bruno Plache, em Leipzig. O técnico Martin Jol deve repetir o esquema que fez contra o HB Køge, com os jogadores considerados titulares entrando em apenas um tempo do confronto.



Quem vê o Lokomotive atualmente não imagina que se trata de um clube presente na história do futebol germânico. O clube está disputando o equivalente à quinta divisão do país, e parece distante de um retorno ao cenário principal - foi apenas sexto colocado na última temporada, 18 pontos atrás do campeão Zwickau.


Contudo, o passado do clube apresenta ótimos momentos. Com o nome de VfB Leipzig, foi uma das agremiações que ajudou a fundar a Federação Alemã de Futebol, em 1900. Três anos depois, na primeira edição do campeonato, o Leipzig conquistou o título e levou o primeiro troféu Viktoria, prêmio dado ao campeão alemão até 1944. Em 1937, a equipe sagrou-se campeã da atual Copa da Alemanha.


O período pós-guerra trouxe várias mudanças de nome ao VfB Leipzig. Já como Lokomotive Leipzig, o clube seguiu com bons resultados, levantando a taça da Copa da Alemanha Oriental em quatro oportunidades, além de uma Copa Intertoto. Depois da reunificação do país, em 1990, o Lokomotive voltou a se chamar VfB Leipzig. 
Racko (E) é atualmente o único estrangeiro do Leipzig
Mas, desta vez, o time passou longe das glórias: com problemas financeiros, em 2004 veio a temida falência. Depois disso, um grupo de torcedores resolveu criar um novo clube, o atual 1.FC Lokomotive Leipzig. Mas dentro de campo nada lembrou o antigo Leipzig: o time conseguiu se estabilizar apenas na quinta divisão.


No elenco atual, apenas um jogador não é alemão: o meia tcheco Filip Racko. Entre os demais, a aposta é em jogadores locais. São quatro nascidos em Leipzig.
Jogadores cottagers, como Schwarzer, conheceram Leipzig 
O Fulham chegou nesta segunda em Leipzig e só deixará a cidade após o jogo. No sábado, a equipe de Jol fecha o tour alemão em Weingarten, contra o Kaiserslautern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário