Foto: Reds4us


Haviamos encerrado este especial na semana passada, mas uma notícia divulgada hoje pela UEFA deu uma nova esperança aos cottagers em todo o mundo. Em razão deste e de outros motivos isso resolvemos fazer mais um episódio deste especial, falando sobre o que pode ser o começo de um nova história.

.
A UEFA divulgou hoje em seu site oficial, que por Fair Play os campeonatos Norugueguês, Inglês e Sueco ganharão uma vaga extra na próxima Europa League, a qual deverá ser direcionada ao time que for mais disciplinado durante toda a temporada no país. Caso o campeão de Fair Play já esteja garantido em alguma competição européia, a vaga deve ser dada ao time seguinte da mesma tabela.

.
Na atual temporada da Premier League, o Fulham frequenta está na 2ª posição na Fair Play Table, atrás somente do Chelsea, que já está garantido na próxima UEFA Champions League e o time mais próximo na tabela é o Tottenham, que já está praticamente garantido na Europa League e dos times que não tem vaga garantida em competição européia, somente o Blackpool pode ameaçar a classificação do Fulham.

Resumindo, o Fulham só depende de uma atuação respeitosa diante do Arsenal para reviver o sonho europeu. Para aqueles não estão muito ambientados com o Fair Play na Europa, aqui vai uma breve explicação de como funciona esse sistema usado na inglaterra e em várias outras ligas nacionais européias:
.
Trata-se de um campeonato aparte dentro das ligas dos países, que tem um sistema de pontuação diferente, onde cada clube recebe pontuação de acordo com a disciplina dentro e fora das 4 linhas. A UEFA costuma distribuir vagas extras na Europa League para alguns países que seguem essa orientação, assim como os países citados acima.
.
Os critérios analisados são o jogo limpo, o respeito ao adversário e ao árbitro, o comportamento dos torcedores e o número de cartões amarelos e vermelhos. O Fulham é o único time que não teve nenhum jogador expulso na atual temporada da Premier League.
.
Há quem diga que o Fulham conseguiu classificação para a Liga Europa da temporada passada através do Fair Play. Embora eu tenha a leve impressão que foi pela 7ª colocação na temporada 2008/2009, a vaga por "jogo limpo" é mais do que merecida e nós do Fulham FC Brasil apoiamos esta iniciativa, independentemente de o Fulham ser beneficiado com isso ou não.
.

COME ON YOU WHITES!

3 comentários:

  1. Noticia animadora.

    Quando eu vi a noticia fiquei muito feliz.Tive que perguntar pro Marcelo Vinicius pelo twitter pra saber se era verdade mesmo de tão boa que era rsrsrs O SOnho Europeu começou!! E somos um time de tradição na Europa League!! Go Cottagers!!

    ResponderExcluir
  2. A Conmebol deveria seguir o exemplo da UEFA.

    ResponderExcluir
  3. Concordo você Rony, a vaga por Fair Play é mais do que merecida e serve de exemplo para a Conmebol! Abraços

    ResponderExcluir