Foto: AFP / Antiga coluna Thank  God For Football

Seguimos com nosso penúltimo episódio do Especial Europa League, onde contaremos como foi a heróica classificação do Fulham à final da 2ª Maior competição de futebol do continente europeu.
.
Era 29 de abril de 2010, quando o Fulham recebeu o Hamburgo, do brasileiro Zé Roberto, em Craven Cottage, após segurar um empate sem gols no estádio na Nordbank Arena, que seria o palco da grande final. Resumindo, o Fulham estava enfrentando os "donos da final" no mini-caldeirão de Craven Cottage.

.
Apesar de não acompanhar muito o time alemão, lembro que havia uma grande temeridade quanto ao atacante holandês Ruud Van Nistelrooy, que mesmo em má fase poderia complicar o Fulham em qualquer momento do jogo.
.
Logo no começo, o jogo parecia repetir o mesmo filme do confronto anterior na Alemanha, onde o Hamburgo pressionava um Fulham defensivo. E aos 22 minutos de jogo aconteceu o que todos temiam, em bela cobrança de falta o atacante Mladen Petric abriu o placar para os alemães.
.
Nesse momento fiquei estático e pensando: "Será que a aventura européia para por aqui?",  mas em momento algum deixando de acreditar em mais uma heróica virada do Fulham.
.
Apesar de algumas poucas chances do Fulham, a primeira etapa do jogo terminou com a vantagem de um gol para os visitantes. O Fulham do primeiro tempo me deixou muito preocupado, pois eu sabia que Roy Hodgson teria que fazer uma revolução para, no minímo, empatar o jogo na segunda etapa.
.
Eu não sei o que Hodgson disse aos jogadores no vestiário, mas sei que o Fulham voltou muito melhor para o segundo tempo, disposto buscar um resultado positivo diante de sua torcida. Foi aí que começou a nascer um dos jogos mais heróicos da história do Fulham e tive certeza que o sonho europeu ainda estava vivo.
.
Vendo que faltava algo ao Fulham, o técnico Roy Hodgson fez a substituição que venceu a Juventus, saía Bobby Zamora para entrada de Clint Dempsey, dando um ritmo diferente ao Fulham. Aos 69 minutos de jogo, um belo chute de Simon Davies botou o Fulham de volta ao jogo, mas o empate em 1 a 1 ainda classificava o Hamburgo, ou seja, precisávamos de mais um gol para que o sonho europeu do Fulham não se acabasse ali.
.
Sete minutos depois, aos 74', o húngaro Zoltan Gera entrou pra história do Fulham ao fazer o gol da classificação dos cottagers à sua primeira final européia, para delírio de Hugh Grant e de todos os torcedores em Craven Cottage e ao redor do mundo.
.
E no apito final o jogo terminou com o placar de 2 a 1 para o Fulham, eliminando os anfitriões da decisão de Europa League e o adversário da decisão seria o Atlético de Madrid, que havia passado pelo Liverpool nas semi-finais.
.
No próximo episódio veremos como terminou a aventura européia do Fulham na temporada passada. Mas enquanto ele não chega, fiquem com os melhores momentos de Fulham 2-1 Hamburgo.


Fulham vs Hamburg 2-1 por RNorbi72

COME ON YOU WHITES!

Um comentário: