Chegamos enfim à última partida do Fulham na fase de grupos do nosso Especial Europa League, que relembra a espetacular campanha cottager na temporada 2009/10 da segunda maior competição de clubes daquele continente. O time de Roy Hodgson chegou à Basiléia precisando vencer para avançar, e foi o que fez: 3 a 2 para cima do Basel. Com uma boa dose de sofrimento, claro.
.
O jogo aconteceu em 16 de dezembro de 2009. A situação dos Whites no grupo E não era das mais confortáveis, necessitando ganhar em um confronto direto fora de casa para não ser eliminado. A Roma, que venceria o CSKA Sofia na rodada, encerraria a chave na liderança.
.

Curiosamente, Hodgson admitiria após o confronto na Suíça que estava mais preocupado em preparar a equipe para encarar o Manchester United, três dias depois, pela Premier League. No dia 12 de dezembro, a equipe havia empatado com o Burnley e o manager, como de costume, mudou praticamente todo o time para o jogo pela Europa League.
.
Jogadores importantes, como Hangeland, Dempsey e Duff ficaram no banco, dando lugar a Smalling, Riise e Greening. Hodgson portanto escalou três volantes para o jogo (além de Greening, atuaram Etuhu e Murphy). Nada que impedisse o Fulham de se impôr durante o primeiro tempo.
.
Tanto que teve um gol anulado de Zamora antes de o centroavante cottager abrir o placar aos 41 minutos, aproveitando cruzamento de Riise e escorando de canhota pro gol. Três minutos depois, de novo Riise cruzou e de novo Zamora completou, agora de cabeça: 2 a 0.

.
Parecia até que seria tranquilo. Só parecia, porque o Basel voltou ao jogo com um pênalti mal marcado por Stefan Johannesson - apenas ele viu toque de mão na bola por Smalling. Frei converteu e descontou o placar aos 18 minutos da etapa final. Hodgson então promoveu a entrada de Dempsey no lugar de Greening, desfazendo o esquema com três marcadores no meio. Deu certo e o time criou a jogada do terceiro gol aos 31 minutos. Murphy para Kelly; este para Gera chegar batendo e anotar 3 a 1.
.
Novamente, quando as coisas pareciam resolvidas, o Basel deu sinal de vida aos 43'. Escanteio da esquerda e o gigante Streller marcou o segundo da equipe local. Foram alguns minutos de acréscimos verdadeiramente tensos, mas o Fulham segurou a pressão, ganhou e assegurou vaga para a segunda fase.

.
O sorteio não foi nada generoso com o time londrino. O adversário seria ninguém menos que o atual campeão da competição, os ucranianos (e brasileiros) do Shakhtar. Pior: o jogo de volta seria no caldeirão de Donetsk. Uma parada indigesta para os Cottagers e para Hodgson, que se via cada vez mais na obrigação de usar todos os titulares na competição. Veremos o que aconteceu na partida de ida na próxima semana.



Fotos: Fulham FC

Um comentário:

  1. camapnha historica, espero que venha mais vagas nas competiçoes européias.

    ResponderExcluir