O goleiro holandês Edwin Van der Sar anunciou ontem que irá se aposentar ao final da atual temporada, em maio. O arqueiro de 40 anos é titular do Manchester United, clube que defende desde 2005. Antes disso, não custa lembrar da sua longa passagem pelo Fulham: foram quatro anos como titular no gol dos Cottagers.
.
Em 2001, Van der Sar era reserva na Juventus. Descontente com a situação, transferiu-se para o time londrino por algo em torno de £7,1 milhões em valores atuais. Foi titular na época em que Mohammed Al Fayed mais depositou dinheiro no clube, terminando a temporada de 2003/04, por exemplo, na oitava posição. Antes disso, em 2002, levantou a Copa da Intertoto pelo time de Craven Cottage. Após sua saída, o Fulham contratou o finlandês Antti Niemi, outro que conquistou rapidamente a empatia dos fãs.
.


Depois de 127 partidas pelos Whites, o Manchester United o contratou em junho de 2005 pagando cerca de £2 milhões. Em pouco tempo, virou ídolo e esteve presente fechando a meta dos Red Devils em várias conquistas. Desde então, já foram três campeonatos ingleses, uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Copa da Liga e três Supercopas. Pode ainda fechar com chave de ouro, com boas chances de o United conquistar a atual temporada da Premier League.
.
Somando seus quatro clubes na carreira, já foram 25 títulos conquistados. E detalhe: um gol marcado. Foi pelo Ajax, em 1997, em um pênalti cobrado na goleada sobre o De Graafschap por 8 a 1. Pela seleção holandesa, de 1995 a 2008, Van der Sar esteve presente em 130 jogos.
.
Falando sobre sua decisão, o goleiro ainda declarou que pretende esquecer o futebol por um tempo. "Quero ter uns 18 meses ou dois anos para mim", afirmou, o que descarta a possibilidade de ele ser preparador de goleiros dos Red Devils.
.
Abaixo, conferimos um vídeo com os principais momentos do jogador com a camisa da seleção da Holanda e do Fulham.
.

Um comentário:

  1. Um dos melhores goleiros da história. Manteve-se em alto nível até o fim de sua carreira. Será lembrado eternamente pela sua passagem no Fulham. Aliás, foi bem na época em que comecei a torcer pelo Fulham, confesso que a presença de van der Sar ajudou um pouquinho.

    ResponderExcluir